sábado, 23 de abril de 2011

Para Fixar!

Para revisar e fixar o tema anterior (O átomo e a matéria) assista aos vídeos a seguir:


terça-feira, 12 de abril de 2011

O Átomo e a Matéria

            Antes de entendermos o que são os materiais eletrolíticos ou não eletrolíticos, temos que ter certa noção de química básica. Assim, veremos as principais definições relacionadas a este assunto.
            Para começar, temos que entender o que é matéria. Para isso, podemos usar aquela velha definição: “Matéria é tudo o que ocupa lugar no espaço”. Mas, somente isso não basta para defini-la, é necessária uma complementação, afirmando que matéria é tudo o que ocupa lugar no espaço e que possui massa.
.
Após compreender isso, nos vem em mente a seguinte questão: do que a matéria é formada? A matéria é formada por substâncias, que são um conjunto de moléculas iguais entre si, que por sua vez resultam da união entre dois ou mais átomos através de ligações químicas.

O átomo, como podemos concluir acima, é a partícula fundamental da matéria, por isso, é ele que define o elemento químico. Ao contrário do que os primeiros químicos pensavam, o átomo não é indivisível, pois fora descoberto, posteriormente, que ele é formado por um núcleo maciço e pela eletrosfera - parte do átomo onde predomina o vazio.
No núcleo, encontram-se os prótons (carga positiva) e os nêutrons (carga neutra). Juntos, eles representam praticamente toda a massa do átomo. Já na eletrosfera, encontram-se os elétrons (carga negativa), eles possuem massa desprezível em comparação com a massa do núcleo, e giram ao redor do mesmo.
Para o melhor entendimento de como o átomo é organizado, observe a imagem abaixo: