sábado, 28 de maio de 2011

Soluções eletrolíticas e não-eletrolíticas

     Com os temas abordados nas postagens anteriores, já é possível explicar o que são substâncias eletrolíticas e substâncias não eletrolíticas, o que será feito a seguir por meio de tópicos:
1)    O que são?

- Soluções são misturas homogêneas, assim, apresentam duas ou mais substâncias em sua composição, sendo um soluto e um solvente, resultando em um composto de apenas uma fase (aspecto único).

- Soluções eletrolíticas são soluções aquosas de sais, ácidos ou bases, tendo como característica fundamental a condutibilidade elétrica.

- Soluções não eletrolíticas são soluções aquosas orgânicas, como açúcar, álcool e ureia. Esse tipo de solução não conduz eletricidade.
2)  Como são formadas?

- Para uma solução ser eletrolítica ela deve apresentar íons em meio aquoso. Eles podem ser liberados em solução de duas formas: pela ionização e pela dissociação.

- A ionização ocorre quando uma molécula, ao entrar em contato com a água, libera um cátion e um ânion.

·         Exemplo: O HCl (ácido clorídrico), quando em contato com a água,  libera íons, sendo H+ (cátion) e Cl- (ânion), ocorrendo, assim, uma ionização.

- A dissociação ocorre com a “separação de íons”, ou seja, uma molécula já iônica, ao entrar em contato com a água, libera um cátion e um ânion.

·         Exemplo: O NaCl (sal de cozinha), em contato com a água, libera  Na+ (cátion) e Cl- (ânion), ocorrendo dissociação iônica.

3)    Como funcionam?

- As soluções eletrolíticas possuem mobilidade iônica, assim, é pela movimentação de íons livres que ocorre o transporte de energia elétrica.

-Por isso, apenas NaCl ou apenas água  não conduzem eletricidade, é necessário que eles sejam misturados, e assim, em meio aquoso os íons podem se movimentar e conduzir eletricidade.

11 comentários:

  1. Não ficou nada claro, seja mais específico nesses tipos de artigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. muito obrigadaaaa, entendi bastante coisa que que eu estava na dúvida

      Excluir
  2. Ajudou muito, bem explicado, ortografia otima.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem explicado. Me deu um jeito ótimo de conseguir diferenciar rapidamente

    ResponderExcluir
  4. Errata: moléculas são feitas de ligações covalentes, e compostos iônicos, como já diz o nome, por ligações iônicas. Metais não realizam ligações covalentes, por tal, sempre farão uma solução eletrolítica. Moléculas, não sendo solutos iônicos e por tal não liberando íons, não serão eletrolíticas e serão chamadas de soluções moleculares (ou "não-eletrolíticas").

    Muito bem explicado! Fácil de entender.

    Marina - Graduanda do IF - Téc. Química

    ResponderExcluir
  5. Bom d+, mas,na minha opinião, é melhor falando td, como se fosse uma fundamentação teórica

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir